Descrição enviada pela equipe de projeto. O Laboratório de Inovação em Arquitetura e Arte é o novo estúdio do CLAB em Qionglai, Chengdu, e é um espaço construído e operado por arquitetos, artistas, um instituto de pesquisa científica e artesãos rurais. Seu nome revela pelo menos três caráteres experimentais: a experiência de construção, a experiência do movimento de reforma rural e a experiência de inovação das relações sociais.
Este espaço é construído em terra batida, um material tradicional da região. Uma equipe de pesquisa científica proveniente da Universidade Chinesa de Hong Kong forneceu suporte técnico para a construção em terra batida, o que melhorou significativamente as limitações técnicas da terra batida tradicional, de modo que ela possa ser usada como estrutura e resistir a terremotos nas áreas em que atingem até oito graus. Isto também melhorará a segurança dos habitantes nas áreas rurais.
Esta tecnologia insiste na fabricação artesanal de terra batida para se adaptar à forma de trabalho no campo e ser aceita e difundida pelas vastas áreas rurais da China. Todo o processo de construção é também um incentivo para os artesãos modernos de terra batida. Os artesãos locais levarão esta técnicaà sua terra natal e construirão suas casas com as próprias mãos (considerando a realidade da sociedade rural subdesenvolvida), e trarão significado moderno para a narrativa histórica.
Após a conclusão do laboratório, o local hospedará uma residência para arquitetos e artistas de forma a nutrir mutuamente o conhecimento contemporâneo e a natureza rural e para experimentar uma possível relação social inovadora. Este é o significado da prática do Laboratório de Inovação em Arquitetura e Arte.